5 DST’s que você pode ter pego e não sabe

5 Ilusões de ótica que te deixarão confuso
11 de abril de 2018
5 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro
11 de abril de 2018

Se você é sexualmente ativo, está exposto à vírus e bactérias de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Por isso é muito importante que cuidados como o uso de camisinha e visitas ao médicos façam parte da sua rotina.

Existem algumas doenças que são bem comuns e muitas pessoas já tiveram mas, às vezes, como não manifestam sintomas, nem ficam sabendo. Conheça agora 5 delas:

 

Veja também: Os 5 países com as maiores taxas de natalidade do mundo

 

Sex and Psychology

 

1) HPV

O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns que existem por aí e uma das poucas que nem sempre é evitada com o uso da camisinha, já que você pode se contaminar através do sexo vaginal, anal, oral e por contato de pele.

Essa é uma doença que pode ser invisível, que pode vir e ir sem você nem perceber porque não sente sintomas físicos. Mas alguns casos podem causar câncer na cervical, por isso é importante fazer os exames, principalmente, depois dos 30 anos.

 

2) Clamídia

A clamídia é uma das ou, se não, a mais comum entre as DST’s. Geralmente, se pega por sexo vaginal ou anal, mas, também, pode acontecer através do oral. A maioria das pessoas que tiveram essa doença nem ficaram sabendo. Mas quando aparece um sintoma, o mais comum é a ardência ao fazer xixi – tanto para o homem, quanto para mulher.

Pode ser que você só comece a sentir isso meses depois da relação sexual e confunda com uma simples infecção urinária ou uma cistite.

Por isso é tão importante que você procure um médico para ter certeza e fazer o tratamento certo. Até porque, ATENÇÃO: clamídia não tratada pode trazer algumas consequências mais sérias como uma inflamação na pélvis.

 

3) Gonorréia

Essa é outra doença bem comum e ela é bem parecida com a clamídia, que, inclusive, são diagnosticadas juntas. Os sintomas, quando aparecem, são muito parecidos e costumam se manifestar mais nos homens do que nas mulheres. Quando não tratada, também pode trazer consequências mais sérias.

 

4) Herpes

As herpes genitais podem ser causadas pelos dois tipos de vírus da herpes, HSV-1 e HSV-2, mas mais pelo 2. O sintoma principal e mais comum é o aparecimento de bolhas nos órgãos geniitais – em homens e mulheres – tanto na parte interna, quanto externa.

Essa é uma infecção fácil de pegar, só o contato de pele é suficiente. E como é causada por um vírus, não tem cura, mas ela pode ser controlada com remédios.

 

Veja também: 5 Erros mais comuns que novos pais cometem

 

5) Tricomoníase

Essa é uma doença sexualmente transmissível que é mais comum entre as mulheres e apenas uma pequena parte dos contaminados apresentam sintomas. E os mais comuns são coceira, ardência e dor nas partes genitais; e pode ser que tenha um corrimento com cheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *